Aos 66, o escritor britânico Ian McEwan, tornado célebre com a publicação do romance Reparação (2001; Atonement, no original) – o qual, é preciso dizer, foi belamente transposto para o cinema -, coleciona prêmios importantes. Por exemplo, com o livro Amsterdã (1998), ganhou o Man Booker Prize; em 2011, foi agraciado com o Jerusalem Prize. Agora, a Companhia das Letras lança por aqui sua mais nova obra, com tradução do diplomato Jorio Dauster, A Balada de Adam Henry.

800px-Salon_du_livre_de_Paris_2011_-_Ian_McEwan_-_003

Paris; 2011

Ateu, McEwan coloca a testemunhas de Jeová no centro de um envolvente conflito legal e moral. Para tal, lança mão de um dos dados mais controversos sobre a religião: a oposicão a transfusões de sangue. Juíza de uma Vara de Família em plena crise no casamento, Fiona tem de lidar com o caso do adolescente Adam Henry, que, aos 17 anos, sofrendo de leucemia, pode morrer se não fizer uma transfusão – terminantemente proibida pelos pais, zelosos de seus princípios religiosos. De sua parte, o hospital pede ao Judiciário, à juíza Fiona, a autorização para realizá-la de modo compulsório.

O autor diz-se encantado com a qualidade filosófica, histórica e legal dos argumentos jurídicos; com a prosa jurídica, que considera  ”límpida, exata”, praticamente compondo um subgênero literário. Ele sublinha a compaixão e o sentido de lógica da lei aplicada. O direito de família parece-lhe fascinante, muito mais que o penal, por envolver crianças, divórcios, e, em última análise, o fim do amor.

Assim, Fiona tem de organizar a vida alheia quando a sua própria encontra-se turva e revirada. Em certo momento do livro, ela vai ao quarto de hospital em que está internado Adam Henry, e lhe recita um poema de W. B. Yeats, primordial para um entendimento maior de toda a problemática por parte do jovem. Tocado pelas palavras de Yeats (aliás, o poeta irlandês, que morreu em 1939, permanece atualíssimo, como tudo que é bom, e uma prova de sua relevância é que, não faz muito, a antenada e culta Carla Bruni colocou música num de seus poemas, Those Dancing Days Are Gone), Adam Henry compõe a sua própria balada. Eis o título do livro.

13808_gg

Comprem na Companhia das Letras, na Travessa, ou na Saraiva. Só clicar nos links!

Fotos: reprodução

Sigam @chrispitanguy no Instagram

Para todos que curtirão um frio nas férias, replicamos uma matéria irresistível do Style.com, com ideias para usar o clássico cinza.

50-shades-grey-outfits_01

O cinza masculinizado, boyish

50-shades-grey-outfits_02

& Other Stories
Casaco, $275

W118 by Walter Baker
top, $89

Nancy Kraskin
Brincos, $80

Sophie Hulme
Bolsa, $745

Isa Arfen
Calça, $775

50-shades-grey-outfits_03

O cinza atraente

50-shades-grey-outfits_04

T by Alexander Wang
Top, $90

Balenciaga
anel, $265

Stella McCartney
óculos, $270

Topshop
Saia, $65

50-shades-grey-outfits_05

O cinza descolado no jeans de todos os dias

50-shades-grey-outfits-06

Majestic
Suéter, $95

Rag & Bone
Cinto, $195

Loewe
Bolsa, $1,419

MIH
Jeans, $270

50-shades-grey-outfits_07

O cinza sofisticado

50-shades-grey-outfits_08Freda
Vestido, $657

Club Monaco
Cinto, $99

Gianvito Rossi
Sapatos, $995

50-shades-grey-outfits_09

O cinza confortável

50-shades-grey-outfits_10

Zara
Top, $80

Zara
Calça, $100

Marc by Marc Jacobs
Bolsa, $328

Prada
Sapatos, $765

Sigam @chrispitanguy no Instagram

COLEÇÕES: Um olhar sobre o Pré-Outono 2015 da Burberry Prorsum revela: a estação é de constrastes de pesos e texturas. Luxuosa à primeira vista!

Burberry Pre Fall 201501

Burberry Pre Fall 201502

Burberry Pre Fall 201510

No seu Resort 2015 dos acessórios, a Valentino torna a trazer os braços e mãos tatuados do fotógrafo Terry Richardson segurando as bolsas, sapatos e braceletes, que vêm arrojadas como nunca. Batizada Rock Runner 1973, este resort é pura combinação de cor!

valentino-resort-2015-accessories-campaign01

valentino-resort-2015-accessories-campaign02

valentino-resort-2015-accessories-campaign07

BUZZ: Fontes têm afirmado que o estilista John Galliano será o escolhido para entregar, à diretora artística da Condé Nast, Anna Wintour, o prestigioso Outstanding Achievement Award, durante cerimônia do British Fashion Awards, marcada para 1o. de dezembro. Será? Que Wintour será agraciada com o special award, sobre isso, não restam dúvidas: é fato já plenamente divulgado.

John_Galliano_io

IMAGEM: Nicole Kidman compareceu à pré-estreia mundial de Paddington, em Londres, no dia 23. Ela vestiu Prada Resort 2015 e sapatos Allegra, de Christian Louboutin. A sombrinha transparente, com o título do filme gravado, arrematou o corte e brilho Prada.

nicole-kidman-prada-dress

AÇÃO: O estilista Reinaldo Lourenço assina dois ursinhos, de tecido estampado Liberty, para a ONG Orientavida, o grande a R$ 140 e o chaveiro a R$ 100. Foram produzidas apenas 100 unidades, que serão colocadas à venda na flagship do estilista nos Jardins, assim como na multimarcas Dona Santa, em Recife, a partir do dia 24. Filantropia doce!

urso023

Fotos: reprodução

Sigam @chrispitanguy no Instagram

24 Nov2014

Independentemente das tendências que apareçam por aí, existe um sapato que sempre terá lugar cativo no closet de uma mulher, a bota sexy, principalmente a que tem amarrações.

1-bottega-veneta-boots

Bottega Veneta
$1,600

4-alexandre-birman-boots

Alexandre Birman
$1,160

5-manolo-blahnik-boots

Manolo Blahnik
$1,485

7-gianvito-rossi-boots

Gianvito Rossi
$910

10-olympia-boots

Charlotte Olympia
$1,229

Fotos: reprodução

Sigam @chrispitanguy no Instagram

CAPA: Quem é a capa gloriosa, clicada por Karl Lagerfeld, da Vogue Brasil de dezembro? Gisele, claro, a estrela de Chanel No.5! Além dela, a gatinha linda de Karl, Choupette Lagerfeld! A revista chega às bancas no dia 27! Amamos a beleza: cabelo com volume bem sessenta, e a maquiagem na mesma linha: mais glamuroso, impossível!

gisele-bundchen-choupette-vogue-brazil-december-2014-cover

gisele-bundchen-vogue-brazil-december-2014

FILME: Cara Delevingne é modelo, atriz e cantora num novo filme da Chanel, juntamente a Pharrell Williams. O clipe tem direção de Karl Lagerfeld, e se passa na Austrália dos anos 50. Vocais de Pharrell e Cara darão vida à trilha do filme: uma música intitulada CC the World. Estreia marcada para 1o. de dezembro!

cara-delevingne-pharrell-chanel-film01

cara-delevingne-pharrell-chanel-film02

IMAGEM: Ela é chique com extrema simplicidade! Kendall Jenner vestiu blusa e saia lápis Donna Karan para a festa Barbie Loves Wildfox, em West Hollywood, no último dia 20. Nos pés, saltos Saint Laurent.

kendall-jenner-donna-karan-cut-out-sleeve

EVENTO: Taylor Swift, One Direction e Beyoncé lideraram a lista de nomeados ao American Music Awards, em Los Angeles. A banda Once Direction ganhou os prêmios das três categorias às quais estava indicada. Por sua vez, Iggy Azalea foi premiada em duas. Porém, foi a jovem Taylor Swift, de 24 anos, quem levou o prêmio maior: o Dick Clark Award por Excelência, entregue a ela por ninguém menos que Diana Ross.

459478306

Cantando Blank Space

459486270

Khloe Kardashian e as irmãs mais novas Kendall e Kylie Jenner apresentaram um dos prêmios

459490990

Taylor

Fotos: reprodução

Sigam @chrispitanguy no Instagram